quinta-feira, 11 de julho de 2013

Para uma educação além das paredes da escola...

Fruto de uma atividade interdisciplinar entre as disciplinas de PA e SEOA da Pós-graduação em Informática na Educação do IFES, segue o texto reflexivo como resposta à seguinte questão: "Como fazer para utilizar as novas tecnologias na melhoria da minha prática em educação, dentro da realidade local na qual estou inserido, buscando favorecer os processos de aprendizagem por meio de projetos?"


Para uma educação além das paredes da escola...
 


O espaço delimitado das salas de aula de outrora não condizia muito com o ideal de aprendizagem construtivista e significativa para o qual apontam as ricas teorias educativas. As TIC’s então surgem como um caminho de recursos inesgotáveis para revolucionar de vez a estrutura educacional pétrea vigente.

Com essa gama de material didático tecnológico chegando às escolas, surgem questionamentos sobre o que os professores tem feito para mudar a forma de ensinar e aprender e também sobre o que os alunos estão levando para o seu aprendizado.

Antes de tudo, é preciso deixar claro que os softwares educativos e os objetos de aprendizagem vieram para somar às práticas pedagógicas dos docentes e não para substituí-las. Por isso, a importância de se desenvolver projetos de aprendizagem condizentes com a realidade do seu alunado e estruturados pedagogicamente por meio de um planejamento sistemático, objetivo e que garanta a interatividade. Isso pode ser feito por meio do importante ciclo descrever-executar-refletir-depurar como um conjunto de ações que o aluno realiza na aquisição de novos conhecimentos.

Para aproximar teoria e prática há ferramentas fáceis de utilizar e focadas nos objetivos educacionais. Nesta linha, temos diversos jogos e simuladores disponíveis em repositórios virtuais do mundo todo, como o portal do professor do MEC, por exemplo. Programas para criar animações interativas como o SCRATCH, criação de textos hipermídias, Google doc’s, tirinhas criativas e mapas conceituais também são eficazes exemplos de recursos tecnológicos fáceis de aplicar.

Por tudo isso, fica claro que não é difícil lançar mão dessas tecnologias para otimizar a prática docente, o que precisa é qualificação profissional num processo de formação continuada para selecionar os melhores recursos a serem aplicados nesse ambiente escolar cada dia mais interativo, colaborativo, interdisciplinar e desafiador com o advento das novas tecnologias.

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